quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Na Praia dos Galápos fiquei “sem espacito”

© Rosária Pacheco, "Na Praia dos Galápos", 15 de Agosto de 2017



A Praia dos Galápos é uma das praias mais bonitas que conheci. Tem uma vista lindíssima para a bela baía da Praia dos Galapinhos, considerada uma das praias mais bonitas da Europa. Era uma manhã bonita de Agosto, em pleno feriado. Fazia calor. Como programa do dia escolhemos ir até à Serra da Arrábida, a uma das suas bonitas praias. Saímos cedo (muito cedo) de casa, e ainda bem que assim foi. Chegámos à praia sem trânsito, conseguindo ainda um bom lugar de estacionamento. Perante a descida inóspita para a Praia dos Galapinhos (que me recusei a utilizar, porque o objectivo era veranear e não fazer desportos radicais, como por exemplo: escalada), decidimos ir à Praia dos Galápos, pois possui um acesso muito mais civilizado (escadas). Chegados à praia por volta das 8.00h, fomos das primeiras pessoas a estender as nossas toalhas numa praia quase deserta. Uma praia lindíssima e paradisíaca. Foi nessa hora que fiz esta fotografia. Esta e outras que me encantaram pela cor do mar, pela cor das rochas e pelo verde lindo da Serra da Arrábida. 
Terminada a sessão de fotografias fui a banhos. É-me difícil resistir a um belo banho de mar numa praia assim. Lá fui experimentar as águas das praias de Setúbal. Este lindo mar não é morninho como o meu mar algarvio, mas apesar de estar “bem fresquinho” gostei muito desta experiência. O dia estava a ficar bem quente e qualquer oportunidade para me poder refrescar é bem-vinda. 
Parecia que iríamos poder desfrutar de uma belíssima manhã de praia, num lindo paraíso à beira-mar plantado até que, por volta das 9:30 – 10:00 horas, a praia se encheu por completo, dando por mim num emaranhado tal de pessoas, toalhas, pés (e não digo mais à minha volta), que fiquei sem espacito para a minha toalha. Sim, literalmente, como a versão da RFM da canção “Despacito”. A versão “Sem espacito” começou a tocar de tal maneira na minha mente que quando dei por mim já estava a cantarolar a canção no meio de uma praia repleta de pessoas. Mas a cantarolar baixinho, não fosse ser escorraçada pelos demais veraneantes. É claro que nós, habituados a mais espaço nas praias do Algarve, não temos paciência, nem perfil, para estarmos rodeados de toalhas e pés, sem espaço para nos movermos. Ficamos logo com sintomas de claustrofobia. Não pensámos duas vezes, decidimos em uníssono dar por encerrada a nossa bela experiência, numa praia paradisíaca, quase deserta. Fomo-nos rapidamente embora, tendo consciência que o nosso “espacito” iria ser ocupado rapidamente por outros veraneantes. Apesar desta experiência típica do mês de Agosto, recomendo vivamente a visita a estas praias lindas. A Serra da Arrábida e as suas praias são encantadoras e proporcionam-nos um belíssimo passeio em qualquer época do ano, menos neste nosso tão “querido” mês de Agosto.