segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Retratos com amor, por favor!

© Rosária Pacheco, "Uma amiguinha do coração", 7 de Agosto de 2017

Sempre que fotografamos alguém, queremos ver felicidade no rosto de quem é fotografado. Quando são crianças, queremos ver um sorriso de satisfação no rosto dos seus papás. Para que isso possa acontecer, tens que colocar no acto de fotografar todo o amor, todo o carinho que sentes. E isso só acontece quando gostas realmente do que estás a fazer. Sempre que tenho que ir ao fotógrafo para tirar fotografias, tremo. Tremo, porque foram raras as fotografias que me tiraram que eu tenha gostado. Nem é preciso falar das fotografias que tiramos para o cartão de cidadão. A primeira vez, e ainda única, em que me coloquei em frente daquele ecrã de registo fotográfico deixou-me traumatizada. Não somos assim tão feios!... E no entanto, é, apenas, a fotografia do nosso documento de identificação na sociedade. Quem não gosta de ficar bem e bonito nas fotografias que nos fazem! Sim, precisamos de fotógrafos que nos façam retratos com amor. Com mais amor, por favor!